Seguridade

Conselho Deliberativo da PREVIG se reúne por videoconferência

Os membros do Conselho Deliberativo, que é o órgão máximo da estrutura organizacional da PREVIG, responsável pelas diretrizes e normas gerais de organização, administração e operação, reuniram-se virtualmente no dia 09 de junho para analisar e aprovar diversos assuntos de grande importância para a Entidade.

Esta foi a primeira reunião online do Conselho Deliberativo, considerada bastante produtiva, onde aprovou-se as propostas de alteração do Estatuto da Entidade e do Regulamento do Plano CD.

Os Conselheiros, que trabalham de suas casas durante o período de isolamento social em função da pandemia do coronavírus, também aprovaram os indicados que compõem a Comissão Eleitoral, bem como o Regimento e Cronograma das eleições 2020 da PREVIG.

O referido processo elegerá membros ao Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitê de Investimentos.

Ainda nesta edição do Informativo PREVIG, você poderá acompanhar os detalhes sobre os assuntos aprovados na reunião.  

Proposta de Alteração do Regulamento do Plano CD

No dia 23 de junho a PREVIG encaminhou para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC, órgão regulador e fiscalizador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar a proposta de alteração do regulamento do Plano de Benefícios PREVIG, modalidade Contribuição Definida.

Este processo encaminhado à PREVIC, além de atender a exigências de processo anterior, buscou também apresentar novas solicitações. A proposta de alteração foi divulgada pela Entidade aos participantes e assistidos em seus meios de comunicação assim que aprovadas pelo Conselho Deliberativo em reunião no dia 09 de junho. Para saber em detalhes as alterações que aguardam aprovação da Superintendência, consulte abaixo o quadro comparativo.

Dentre as alterações, destacamos abaixo os principais assuntos:

1) No que se refere à Modalidade de Investimentos:

- A criação de mais duas modalidades de investimentos com característica mais arrojada.
- Abertura de mais um período para troca da modalidade de investimentos.
- Alteração da nomenclatura da modalidade Renda Fixa para MIX 0.

2) No que se refere à Renda Parcelada para Aposentados:

- Retirada do limitador de tempo para o saque de até 25%.  

A PREVIG aguarda agora o retorno da Superintendência que tem até 30 dias úteis após o envio, para informar a aprovação do processo, ou eventualmente, solicitar alguma exigência.

Novidades chegando por ai!

Conforme mencionamos na matéria anterior, tão logo sejam aprovadas as alterações do Regulamento do Plano de Benefícios PREVIG, plano CD, a Entidade poderá oferecer mais oportunidades aos seus participantes e assistidos.

Acompanhe abaixo as novidades que estão chegando para o plano CD: 

1) Novas modalidades de Investimentos e novo período de troca: 

• O cenário atual de baixas taxas de juros local e mundial, com mercados cada vez mais competitivos, com produtos mais atraentes, levou a PREVIG a criar mais duas opções de modalidades de investimentos, possibilitando que o plano fique mais atrativo ao participante que deseje fazer uma opção por um investimento mais arrojado, com maior risco (renda variável) e que possa trazer uma expectativa de maior rentabilidade ao longo do período contributivo.

As características são equivalentes aos MIX já existentes (I, II e III).

Os Participantes poderão agora optar por mais essas modalidades:

MIX IV – aplicação entre 30 a 40% em renda variável.
MIX V – aplicação entre 40% a 50% em renda variável.

A diferença do MIX IV e V em relação aos demais MIX seria o nível de exposição à renda variável.

• Além da possibilidade de novas modalidades de investimentos, a PREVIG encaminhou também proposta para um novo período de troca das modalidades que, se aprovadas, passarão a vigorar a partir de 2021.

Atualmente esse período ocorre apenas no mês de março, mas, com a aprovação da nova proposta, o participante ou assistido poderá fazer sua escolha também no mês de setembro.

Assim, semestralmente, nos meses de março e setembro o participante ou assistido poderão, ou não, optar por outra modalidade de investimentos, conforme resultados apresentados pelo mercado.

• Ainda no que se refere à Modalidade de Investimentos, foi alterada a nomenclatura do Perfil já existente chamado de RENDA FIXA que, com a aprovação da PREVIC, passará a ser chamado de MIX 0.

Mas, os participantes e assistidos que se encontram no perfil RENDA FIXA, não devem se preocupar pois não se alterou a estrutura da modalidade, e sim, apenas a nomenclatura para uma maior identificação com sua carteira.

2) Renda Parcelada para Aposentados sem limite de tempo para saque: 

Outra importante alteração solicitada para o regulamento do Plano CD foi a respeito do saque permitido aos aposentados de até 25% de seu saldo de contas.

Até o presente momento é possível sacar até 25% do saldo de contas, limitado nos 10 (dez) primeiros anos de benefício. Agora, com a proposta de alteração, o aposentado poderá solicitar o saque, se assim desejar, em qualquer período, ou seja, até mesmo se já estiver aposentado no plano por mais de 10 anos.

Apenas deverá ser respeitado o limite de 25%, que não foi alterado, para preservar o patrimônio constituído pelo aposentado.

Esta alteração será uma ferramenta importante de auxílio aos aposentados com mais de 10 anos de plano e que ainda têm direito a algum percentual de saque.