Fatos Relevantes 2018

Rentabilidade superou indicadores em 2018 

O ano de 2018 foi bastante positivo para a PREVIG. Na Renda Fixa do Plano CD, a Entidade fechou o ano com um resultado de 8,59%, o que representa 134% do CDI. Já na Renda Variável o desempenho foi alinhado com o índice Ibovespa, 14,13%. As modalidades de investimento são uma composição desses resultados e apresentaram os seguintes retornos: Renda Fixa: 8,63%, Mix I: 8,84%, Mix II: 9,50% e Mix III: 10,13%. A rentabilidade acumulada do Plano BD foi de 10,03%, equivalente a 107,57% da meta atuarial.
O Plano CD (inclusive BSPS) rentabilizou 8,86% no acumulado ano, o que equivale a 137,99% do CDI, índice de referência do Plano.
A PREVIG encerrou o ano de 2018 com um patrimônio total de R$ 1,4 bilhões. 

Treinamento com os RH’s da Patrocinadora ENGIE BRASIL ENERGIA

Estreitar o relacionamento com os RH’s das patrocinadoras é uma das diretrizes do Planejamento Estratégico da Entidade.
Nesse sentido, a PREVIG participou do Encontro de capacitação com profissionais de RH’s, promovido pela ENGIE BRASIL ENERGIA, em março de 2018, nas Usinas de Salto Osório e Salto Santiago.
Participaram do evento os profissionais de RH que atuam nas usinas daquela patrocinadora. A PREVIG prestou informações e forneceu materiais para que elas possam orientar os participantes tanto no momento da adesão ao Plano, bem como no desligamento da empresa patrocinadora. O objetivo foi reestabelecer o conceito de Previdência Complementar como mais um Beneficio de RH oferecido pela Patrocinadora.

Integração com Patrocinadoras 

Buscar, continuadamente a adesão de novos participantes, é um dos objetivos estratégicos da entidade. Para tanto, a PREVIG participou das integrações de novos empregados em 2018, da Patrocinadora Engie Brasil Energia, esclarecendo aos novos empregados a importância da adesão ao Plano de Previdência. Foram 9 reuniões de integração sendo 5 na Sede Florianópolis e 4 nas unidades Jaguará, Miranda, Umburanas e Pampa Sul. Essa ação resultou em mais de 100 adesões de novos empregados ao Plano CD.

Planejamento Estratégico da PREVIG 2018-2025 


A elaboração em 2018 do Planejamento Estratégico, com consultoria do Instituto FOCO, trouxe importantes contribuições à gestão da PREVIG, representando um grande avanço na discussão do futuro da entidade, considerando uma projeção da PREVIG até 2025. Contou com alto envolvimento da sua equipe de gestores, Diretoria Executiva e dos membros do Conselho Deliberativo.

O nível das discussões estabelecidas nos meses em que o planejamento foi realizado demonstraram a necessidade de se ter momentos para discutir o futuro da Entidade e para aproximação de todos em torno dos objetivos de longo prazo.


O ganho maior com este processo certamente foi a criação de uma referência para o futuro da PREVIG, uma vez que o Planejamento Estratégico é o ponto de partida para todas as discussões estratégicas que vierem a ser realizadas no futuro.

PREVIG de casa nova 

A PREVIG cresceu como Entidade e visando atender cada vez melhor seus participantes, assistidos e patrocinadoras mudou de endereço em outubro de 2018.

A nova sede, assim como a antiga, fica no Centro de Florianópolis/SC, pertinho da Avenida Hercílio Luz, local de fácil acesso por transporte público, carro ou a pé para quem mora na região.

A mudança de sede foi uma das diretrizes traçadas no Planejamento Estratégico.

155 Participantes optaram pela migração de Modalidade de Investimentos 

Anualmente, em março, os participantes e assistidos do Plano de Benefício de Contribuição Definida (CD) podem alterar, se desejarem, a sua Modalidade de Investimentos.

Dos participantes e assistidos do Plano CD, 155 optaram pela alteração de Modalidade de Investimentos, movimentando R$ 39,6 milhões.

Alteração no Regulamento é aprovada pela PREVIC  


A PREVIG, pensando em seus participantes e assistidos, alterou o Regulamento do Plano CD. Mais modernas e flexíveis, as novas regras já estão em vigor na Entidade.

As mudanças foram discutidas com as patrocinadoras, submetidas ao Conselho Deliberativo e foram consolidadas com a aprovação da PREVIC em 27/12/2018.

A principal alteração foi a mudança na indicação de beneficiários, para fins de recebimento de Pensão por Morte, no caso de falecimento do participante ou assistido. Em função dessa alteração mudou-se também a metodologia de pagamento de Pensão por Morte.  

Portal da PREVIG é atualizado 

O site da PREVIG mudou e trouxe algumas novidades. Além de apresentar um layout mais atrativo e intuitivo, o portal novo é responsivo, o que significa que pode ser acessado facilmente por smarthphone, notebook, tablet e outras plataformas. Além da interface nova, o site trouxe algumas novidades como o agendamento de atendimento pessoal e quadro atualizado de patrimônio e participantes.

Programa de Educação Financeira e Previdenciária
 A Escolha Certa

Desenvolvido pela PREVIG e demais entidades que fazem parte da Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar (ASCPrev), o Programa integrado de educação financeira e previdenciária A Escolha Certa difunde os conceitos da previdência complementar, promove a educação e a conscientização financeira e estimula a poupança de longo prazo.

O projeto, que antes seria desenvolvido individualmente por cada entidade, passou a ser integrado, possibilitando maior amplitude na troca de experiências e um custo mais baixo para as entidades envolvidas. A criação também atende a Recomendação nº 1/2008, do Conselho de Gestão Previdenciária Complementar (CGPC).

Em 2018 o Programa realizou diversas ações, confira: 

Novo portal e Instagram

Com um layout mais atrativo e intuitivo, está no ar desde dezembro de 2018 o novo portal do programa. O objetivo da reformulação foi deixar o site mais moderno, com uma navegação amigável para computadores, tablets e smartphones. Ao acessar o portal você encontra notícias sobre educação financeira e previdenciária, ações interativas e concursos. Além disso, o programa A Escolha Certa também criou um perfil no Instagram.

Inclusão Digital para assistidos

Ação gratuita de incentivo à inclusão digital aos assistidos das Entidades, em parceria com a Unisul e a Prefeitura de Tubarão.

Quiz : Poupar ou Não Poupar, Eis a Questão!

O programa A Escolha Certa participou da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira e preparou um quiz para as entidades associadas – entre elas a PREVIG. A ação aconteceu em maio e os prêmios foram um squeeze para o primeiro colocado e um jogo de frescobol para o segundo.

Concursos Culturais

Jogada Certa (Copa do Mundo)

Agente do Futuro (Dia do Jovem)